No negócio de varejo, há várias coisas a serem consideradas para aumentar as vendas. Se você administra sua loja de conveniência com uma boa gestão tão eficiente e eficaz quanto o que você sabe sobre gestão comumente, é bom, mas não é suficiente para aumentar suas vendas. Observe que a loja de conveniência também é um negócio de varejo. Sim, você sabe disso. Então, o que temos a ver com nosso negócio de varejo de loja de conveniência? Vamos descrever a estratégia para aumentar nossas vendas com base em alguns problemas comuns que provavelmente ocorrem em sua loja de conveniência.
No varejo, para aumentar nossas vendas, precisamos conhecer uma frase importante que diz: “Preço é o que você paga e Valor é o que você recebe” (Warren Buffet). O preço é importante no varejo. Se eu pedisse para descrever o que é mais importante para aumentar as vendas das nossas lojas de conveniência é o preço e depois o sortimento de mercadorias e o atendimento (será explicado nos próximos posts). Vamos primeiro descrever como fazemos preços. Aqui estão as coisas a serem aplicadas no preço.
Defina um preço competitivo para os produtos em sua loja de conveniência. Um preço competitivo significa que você deve definir o preço de determinado produto o mais baixo possível (se possível), para que o outro não possa competir com o preço do seu produto. Normalmente, em negócios de varejo, especialmente para lojas de conveniência, haverá um catálogo promocional a ser fornecido aos clientes. É uma boa ideia. Sugiro que faça regularmente, se possível faça como catálogo promocional semanal. Mas ao definir o preço dos produtos que você vai promover no catálogo deve ser bem menor do que o preço dos produtos das outras lojas. Se você ousar, reduza o custo dos produtos. Defina o preço baixo, dando desconto aos clientes. Por quê? Então, como obter margem desses produtos?
OK, os produtos abaixo do preço de custo que você promoverá no catálogo promocional devem ser os produtos que estão em estoque excessivo em seu depósito. Precisa de reduzir a capacidade do seu armazém, por isso pense na gestão do espaço. Você não terá prejuízo, porque, invencível com o preço baixo de um pequeno número de determinados produtos que você definiu, você receberá muitos clientes em sua loja de conveniência. É o que chamamos de estratégia push. Por meio dessa estratégia de atração de clientes, os clientes que visitam sua loja, que procuram o preço baixo dos produtos que você promove no catálogo promocional, também procurarão os outros produtos em sua loja de conveniência, de modo que é uma oportunidade que o os clientes compram os outros produtos. Nesse fenômeno, você terá margem nas vendas dos demais produtos com preço normal. Só quero deixar claro que uma loja de conveniência também é uma espécie de loja única. Isso significa que comumente um cliente comprará mais de um produto em uma loja de conveniência.